Home Cidade Governo Lula deve exigir apenas 2 horas de aula prática para emissão da CNH
Cidade

Governo Lula deve exigir apenas 2 horas de aula prática para emissão da CNH

Hoje, o processo tradicional exige 20 horas práticas e 45 horas teóricas, além das taxas cobradas por autoescolas e instrutores credenciados.

Inshot 20251103 215857623

O Governo Federal, sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estuda reduzir drasticamente a carga mínima de aulas práticas exigidas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com informações publicadas pelo portal Tribuna Online, a nova proposta prevê que os candidatos precisem realizar apenas 2 horas de aulas práticas de direção, antes de fazer o exame final. A medida, que ainda está em análise pelo Ministério dos Transportes e pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tem como objetivo baratear os custos da habilitação e tornar o processo mais acessível à população. Hoje, o processo tradicional exige 20 horas práticas e 45 horas teóricas, além das taxas cobradas por autoescolas e instrutores credenciados. Segundo fontes do governo, a proposta também deve permitir que os candidatos escolham instrutores independentes, sem depender exclusivamente das autoescolas, o que poderia abrir o mercado e reduzir os custos para quem busca a primeira habilitação.

Redução de custos e críticas sobre segurança

A ideia é vista como uma forma de democratizar o acesso à CNH, especialmente para jovens e trabalhadores de baixa renda.

No entanto, especialistas em segurança viária alertam que a redução drástica das aulas práticas pode comprometer a formação dos motoristas e aumentar o risco de acidentes nas vias urbanas e rodovias. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), qualquer mudança só será oficializada após análise técnica e publicação de uma nova resolução do Contran, o que deve ocorrer nos próximos meses. Enquanto isso, autoescolas de todo o Brasil acompanham o debate com preocupação, temendo queda na demanda por aulas e redução de receita caso a proposta seja aprovada.

O que muda para quem quer tirar CNH

Carga horária prática pode cair de 20h para 2h obrigatórias; Aulas poderão ser feitas com instrutores credenciados independentes; Redução do custo total da CNH em até 60%, segundo estimativas; Mudança depende de publicação oficial no Diário Oficial da União (DOU).

 


Receba notícias do Espírito Santo no canal do Telegram de ES Informações

32px telegram logo.svgENTRAR NO CANAL

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Cartão SUS vira CPF e muda o acesso à saúde pública no Brasil

O Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo substituído pelo...

Alunos da rede municipal de Cariacica recebem material escolar já na primeira semana de aula

Os alunos da rede municipal de ensino de Cariacica vão receber todo...

Cariacica conquista Selo Diamante e se consolida como referência em transparência no Espírito Santo

A Prefeitura de Cariacica conquistou, em 2025, o Selo Diamante em Transparência...

CNH no Espírito Santo: Detran-ES libera prova prática com carro automático, e baliza sai do exame

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) passou a permitir...