O atual advogado-geral da União, Jorge Messias, desponta como o nome mais cotado para ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à próxima vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo fontes do Palácio do Planalto, Messias — conhecido como “Bessias”, apelido que ganhou ainda no primeiro mandato de Dilma Rousseff — subiu nas apostas após uma série de conversas internas e avaliações políticas.
A vaga será aberta com a aposentadoria do ministro Luiz Fux, e Lula tem sinalizado que pretende escolher um nome de confiança pessoal e alinhado com a agenda institucional do governo. Messias, que tem trajetória consolidada na Advocacia-Geral da União e boa interlocução com o meio jurídico, é visto como um perfil técnico e leal ao presidente.
Outros nomes chegaram a ser cogitados, como Bruno Dantas (presidente do TCU) e Ricardo Lewandowski, mas fontes próximas ao Planalto afirmam que o presidente deve optar por um nome mais próximo de seu círculo jurídico e político atual.
Caso seja confirmado, Jorge Messias será o terceiro ministro indicado por Lula ao STF em seu atual mandato, reforçando a influência do petista na composição da Corte.













Deixe um comentário