Home Polícia Polícias Civil e Científica e EDP flagram furto de energia em ferro-velho de Cariacica
Polícia

Polícias Civil e Científica e EDP flagram furto de energia em ferro-velho de Cariacica

Whatsapp20image202025 12 0520at2017.10.29.jpeg

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em ação conjunta com o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e com técnicos da EDP, flagrou, na manhã da última quinta-feira (04), o furto de energia elétrica em um estabelecimento comercial localizado no bairro Jardim América, em Cariacica.

A inspeção foi acompanhada por um dos responsáveis legais, de 45 anos. Durante a perícia, o perito oficial criminal constatou que, embora os lacres externos do medidor estivessem intactos, a tampa da caixa pôde ser aberta. A análise técnica identificou divergência de corrente na fase A entre o ramal de entrada e a saída do medidor, indicando possível desvio de energia.

No interior do imóvel, foi localizada uma parede falsa que ocultava emendas realizadas nos cabos. Por meio desse desvio, parte da energia consumida pelo estabelecimento chegava ao imóvel sem passar pelo medidor, impossibilitando o registro e faturamento corretos.

Segundo a EDP, a instalação é telemedida e havia registrado alarme de corrente anormal. A análise do histórico apontou ausência total de consumo na fase A desde o início do registro, confirmando a fraude. A distribuidora também informou que a unidade já havia sido autuada administrativamente em 2009 por irregularidade semelhante.

Os técnicos da concessionária lavraram o Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI), descrevendo todas as irregularidades encontradas. O responsável presente foi conduzido à sede do Deic e autuado em flagrante por furto de energia elétrica, sendo liberado mediante pagamento de fiança.

Um inquérito policial será instaurado para apurar o crime de furto de energia elétrica e demais circunstâncias relacionadas ao caso. A PCES solicitou à EDP a planilha com o valor do prejuízo causado, que servirá de base para a responsabilização penal a ser proposta pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

 


Fonte: Polícia Civil – ES


Receba notícias do Espírito Santo no canal do Telegram de ES Informações

32px telegram logo.svgENTRAR NO CANAL

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Prefeito de Afonso Cláudio entrega escritura de terreno para construção de nova sede da PM

Na tarde desta terça-feira (03), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas...

DHPP de Vila Velha conclui inquérito sobre afogamento de adolescente  

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada...

10º BPM registra prisões, apreensões e recuperação de produto furtado em Guarapari

O 10º Batalhão realizou diversas ações operacionais ao longo desta segunda-feira (02),...

Comandante-geral recebe a Força Tática da 11ª Companhia Independente

O comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Douglas Caus, recebeu,...