A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do 12º e do 13º Distritos Policiais da Serra, com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), deflagrou, na manhã dessa terça-feira (03), mais uma fase da Operação “Usura”. A ação teve como objetivo o cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar e de mandado de prisão temporária contra um homem de 31 anos, investigado pelos crimes de extorsão e agiotagem.
As diligências foram realizadas em um imóvel localizado no bairro Itacibá, no município de Cariacica. Durante a operação, o suspeito foi detido e foram apreendidos uma arma de fogo carregada, munições, entorpecentes, dinheiro em espécie e uma motocicleta utilizada, em tese, para a prática das atividades ilícitas.
A operação é decorrente de inquérito policial instaurado no 12º Distrito Policial da Serra, que apura a atuação do investigado em crimes de extorsão e agiotagem contra uma família residente naquele município. “Conforme apurado, um jovem teria contraído um empréstimo com o suspeito e, diante da dificuldade de quitar a dívida, pediu ajuda ao pai, que realizou o pagamento. Mesmo após a quitação, o investigado continuou a exigir valores e a fazer ameaças à família, o que motivou o registro da ocorrência”, explicou o delegado Josafá da Silva, titular do 12º e do 13º Distritos Policiais da Serra.
Com base nas informações repassadas pelas vítimas, a Polícia Civil conseguiu identificar e localizar o suspeito. No local, além dos elementos relacionados à extorsão, foram encontrados indícios da prática de outros crimes. “Ele foi autuado pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. As investigações apontam ainda que o suspeito não agia sozinho, contando com o apoio de pelo menos dois indivíduos para realizar cobranças e intimidar as vítimas. O envolvimento desses colaboradores segue sob investigação”, disse o delegado.
A Polícia Civil orienta que pessoas que estejam sendo vítimas desse tipo de crime procurem uma delegacia para formalizar a denúncia.
Fonte: Polícia Civil – ES











Deixe um comentário