Home Política O ministro Luís Roberto Barroso. do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou nesta sexta-feira (17) que enfermeiros possam realizar o procedimento de aborto nos casos permitidos pela legislação. “Em razão do déficit assistencial que torna insuficiente a proteção de mulheres e, sobretudo.de meninas vitimas de estupro, fica facultado a profissionais de enfermagem prestar auxilio ao procedimento necessário a interrupção da gestação, nos casos em que ela seja licita”. disse c Também na sexta (17), ele decidiu votar na ação que descriminaliza o aborto até a 12 semana de gestação como um de seus últimos atos na corte antes da aposentadoria. Esse foi o último dia de Barroso como ministro do Supremo, iá que ele antecipou sua aposentadoria.
Política

O ministro Luís Roberto Barroso. do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou nesta sexta-feira (17) que enfermeiros possam realizar o procedimento de aborto nos casos permitidos pela legislação. “Em razão do déficit assistencial que torna insuficiente a proteção de mulheres e, sobretudo.de meninas vitimas de estupro, fica facultado a profissionais de enfermagem prestar auxilio ao procedimento necessário a interrupção da gestação, nos casos em que ela seja licita”. disse c Também na sexta (17), ele decidiu votar na ação que descriminaliza o aborto até a 12 semana de gestação como um de seus últimos atos na corte antes da aposentadoria. Esse foi o último dia de Barroso como ministro do Supremo, iá que ele antecipou sua aposentadoria.

A decisão de Barroso tem como objetivo garantir o acesso ao aborto legal a mulheres e meninas vítimas de estupro.

Luis barroso scaled

Brasília (DF) — O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (17) que profissionais de enfermagem possam realizar o procedimento de aborto nos casos previstos pela legislação brasileira.

 


A decisão de Barroso tem como objetivo garantir o acesso ao aborto legal a mulheres e meninas vítimas de estupro, especialmente em regiões do país com escassez de médicos e infraestrutura hospitalar adequada.

“Em razão do déficit assistencial que torna insuficiente a proteção de mulheres e, sobretudo, de meninas vítimas de estupro, fica facultado a profissionais de enfermagem prestar auxílio ao procedimento necessário à interrupção da gestação, nos casos em que ela seja lícita”, afirmou o ministro em sua decisão.

A legislação brasileira permite o aborto em três situações:

Quando a gravidez é resultado de estupro;

Quando há risco de morte para a gestante;

Em casos de anencefalia fetal (quando o feto não possui cérebro).

A decisão foi tomada no mesmo dia em que Barroso proferiu voto na ação que discute a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, um dos temas mais debatidos do Supremo Tribunal Federal.

O ministro também anunciou sua aposentadoria antecipada, encerrando sua atuação na Corte após quase 11 anos de mandato

📊 Análise e impacto

A medida é vista por especialistas em saúde pública como um avanço na garantia do atendimento humanizado e no cumprimento da lei. Já setores conservadores criticaram a decisão, argumentando que ela amplia a prática do aborto no país.

 

A decisão de Barroso tem efeito imediato e poderá servir de base para outros tribunais e unidades de saúde em todo o território nacional.


Receba notícias do Espírito Santo no canal do Telegram de ES Informações

32px telegram logo.svgENTRAR NO CANAL

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Homem que atacou Jair Bolsonaro diz querer ser presidente, aponta laudo pericial

Um laudo pericial recente revelou que Adélio Bispo de Oliveira, autor do...

Passo a passo rumo a Brasília: o estilo político de Lucas Polese

A política, em sua essência mais pura, é feita de símbolos. Quando...

Cariacica conquista Selo Diamante e se consolida como referência em transparência no Espírito Santo

A Prefeitura de Cariacica conquistou, em 2025, o Selo Diamante em Transparência...

Euclério Sampaio autoriza pavimentação em Caçaroca e anuncia R$ 15 milhões em obras viárias em Cariacica

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, assinou a ordem de serviço que...