Home Justiça Homem conhecido como “canibal do ES” deixa manicômio judiciário após anos internado e vive com a família no interior
Justiça

Homem conhecido como “canibal do ES” deixa manicômio judiciário após anos internado e vive com a família no interior

Segundo o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), a decisão foi possível graças a um processo de reaproximação familiar.

Inshot 20251124 080227469

O homem conhecido como “canibal do Espírito Santo” deixou a Unidade de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (UCTP), o manicômio judiciário do Estado, após anos de internação, e agora vive com a família em uma área rural do interior capixaba. A desinternação, autorizada no fim do primeiro semestre, ocorreu após avaliações clínicas e judiciais que apontaram evolução significativa no quadro de saúde. Segundo o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), a decisão foi possível graças a um processo de reaproximação familiar. A família aceitou recebê-lo espontaneamente, permitindo que ele retomasse a convivência em um ambiente afastado das áreas urbanas, com rotina simples e monitorada. O juiz José Augusto de Farias, coordenador das Varas Criminais e de Execuções Penais do TJES, afirmou que o ex-interno apresentou melhora consistente durante o período na UCTP.

“Houve uma evolução clínica muito favorável, ele está sendo acompanhado e medicado com regularidade, e hoje é uma pessoa comum, que não oferece riscos”, destacou o magistrado. Após a saída do manicômio judiciário, o homem passou a ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), responsável por visitas, acompanhamento psicológico, suporte médico e monitoramento da medicação. O atendimento segue protocolos de atenção psicossocial voltados para reinserção segura e gradual no convívio social. A desinternação de pacientes envolvidos em crimes e diagnosticados com transtornos mentais segue normas específicas que avaliam risco social, estabilidade clínica e capacidade de convivência em ambiente familiar. No caso do “canibal do ES”, as autoridades afirmam que todos os critérios foram cumpridos.

A situação volta a repercutir nas redes e nas plataformas de busca, já que o caso foi um dos mais impactantes do Espírito Santo, atraindo atenção nacional. Sua nova rotina no interior, com acompanhamento constante e baixa exposição, faz parte de um protocolo de segurança e saúde.

 


Receba notícias do Espírito Santo no canal do Telegram de ES Informações

32px telegram logo.svgENTRAR NO CANAL

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Homem que atacou Jair Bolsonaro diz querer ser presidente, aponta laudo pericial

Um laudo pericial recente revelou que Adélio Bispo de Oliveira, autor do...

Novo laudo psiquiátrico aponta que Adélio Bispo precisa de internação em hospital especializado

Um novo laudo psiquiátrico elaborado por peritos oficiais concluiu que Adélio Bispo...

Denúncia aponta despejo de esgoto sem tratamento nas praias da Serra

Uma denúncia grave reacendeu o debate sobre a poluição ambiental no município...

Desembargador do Espírito Santo é preso por envolvimento no caso TH Joias

Um desembargador com origem no Espírito Santo foi preso nesta semana durante...