Home Sem categoria Governo amplia uso de câmeras corporais no sistema prisional do Espírito Santo
Sem categoria

Governo amplia uso de câmeras corporais no sistema prisional do Espírito Santo

A Secretaria da Justiça (Sejus) adquiriu 400 novos equipamentos para a Polícia Penal, que já começam a ser utilizados em unidades prisionais do Estado.

Img 3858

O Governo do Espírito Santo anunciou, nesta sexta-feira (29), a ampliação do uso de câmeras corporais no sistema prisional capixaba. A Secretaria da Justiça (Sejus) adquiriu 400 novos equipamentos para a Polícia Penal, que já começam a ser utilizados em unidades prisionais do Estado.

 

Durante o anúncio, o governador Renato Casagrande destacou que a iniciativa fortalece a proteção dos agentes e dos custodiados. “Estamos iniciando com 400 câmeras e poderemos chegar até 2.800. Esses equipamentos são importantes para proteger a ação dos policiais, os presos e também auxiliar a Justiça. É tecnologia a serviço da segurança da sociedade capixaba”, afirmou.

 

A novidade vem acompanhada da inauguração da Sala de Situação, espaço que permite o acompanhamento em tempo real das atividades nas unidades prisionais. O local é equipado com monitores de videowall, sistemas de radiocomunicação, monitoramento perimetral inteligente e painéis de acompanhamento de escoltas e deslocamentos de viaturas.

 

Segundo o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, o uso das câmeras corporais representa um avanço em transparência e segurança. “Esses equipamentos fortalecem a integridade das ações realizadas no sistema prisional, além de reduzir controvérsias e reclamações sobre a conduta dos policiais”, destacou.

 

As câmeras, que gravam em alta definição e têm autonomia de até 14 horas, já estão em operação em unidades como o Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS), o Centro de Detenção Provisória de Guarapari (CDPG), o Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), além do Complexo Penitenciário de Viana, da Divisão de Escolta e Recaptura Policial (DERP) e da Divisão de Operações Táticas (DOT).

 

O uso dos equipamentos será ampliado gradativamente para todo o sistema prisional do Espírito Santo, em atividades como contenção, escoltas, revistas, patrulhamentos, visitas familiares e cumprimento de mandados judiciais. A gestão central das imagens ficará a cargo da Subsecretaria de Inteligência Penitenciária (SIP).

 

A regulamentação do uso das câmeras segue a Portaria nº 648/2024 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que define normas para órgãos de segurança pública em

Img 3841
Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES

todo o país.

Fonte: Governo do Estado do Espírito Santo (Governo ES)


Receba notícias do Espírito Santo no canal do Telegram de ES Informações

32px telegram logo.svgENTRAR NO CANAL

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quais drogas o exame toxicológico para obter a CNH detecta?

O exame toxicológico voltou ao centro dos debates após mudanças recentes na...

Raio mata 29 cabeças de gado durante tempestade em Barra de São Francisco-ES

Uma forte tempestade que atingiu Barra de São Francisco, no Noroeste do...

Capixaba morre em grave acidente com caminhão-betoneira em Itapecerica da Serra

Um capixaba e mais duas pessoas morreram em um grave acidente envolvendo...

Exame toxicológico passa a ser obrigatório também para CNH A e B em todo o Brasil

A exigência do exame toxicológico para quem vai obter a primeira CNH...