Política

Deputados da Ales pedem CPI para investigar atuação de facções criminosas no Espírito Santo

O requerimento ressalta que o avanço da criminalidade vem impactando diretamente a segurança pública capixaba e exige respostas imediatas.

Images (4)
Banner728x90 1

Deputados da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) protocolaram, nesta terça-feira (26), um pedido para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar a atuação de facções criminosas no Estado. A solicitação foi apresentada pelo deputado Alcântaro Filho (Republicanos) e recebeu o apoio de outros nove parlamentares.

Na justificativa, os autores destacam a escalada da violência provocada pelas disputas entre grupos criminosos, que tem vitimado de forma crescente crianças e adolescentes inocentes. O requerimento ressalta que o avanço da criminalidade vem impactando diretamente a segurança pública capixaba e exige respostas imediatas.

0666b9956ded3ea0ed9df9df5cd5f430
Images (5)
Foto: Divulgação Internet

Entre os pontos que a CPI deve apurar estão a estrutura e o modus operandi das facções, a origem e o fluxo de armas e recursos financeiros que sustentam o tráfico, além da efetividade das políticas públicas de segurança em vigor. O colegiado também pretende mapear as áreas mais afetadas pela violência e apresentar ações emergenciais para proteger a população.

“Além de investigar a efetividade das políticas públicas de segurança existentes e propor medidas de aprimoramento, também é fundamental mapear as áreas mais afetadas pela violência e adotar medidas urgentes de proteção, especialmente para crianças e adolescentes”, destaca o texto do requerimento.

Para ser instalada, a CPI ainda precisa ser lida em plenário e receber o aval da Mesa Diretora da Assembleia. Caso seja aprovada, os parlamentares terão prazo para definir os membros e iniciar os trabalhos de investigação.

0666b9956ded3ea0ed9df9df5cd5f430

📷 Foto : Reprodução Internet

Banner728x90 1

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Câmara de Cariacica aprova fim da eleição para diretores de escolas; nomeação será feita pelo prefeito

A Câmara Municipal de Cariacica aprovou, em regime de urgência, o Projeto...

STF libera redes sociais de Capitão Assumção após quase dois anos de bloqueio

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou no...

Empresário investigado em contrato da Festa da Cidade de Colatina é exonerado da Câmara de Vitória

Paulo Henrique Caldeira Miranda, apontado pelo MPES como dono da empresa contratada...

Pazolini lidera corrida ao governo do ES, aponta Paraná Pesquisas

Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2026, o...

300 x 600 20250824 081318 0000