Home Polícia DEHPP apresenta balanço de 2025 e destaca menor número de homicídios dos últimos 29 anos no Espírito Santo
Polícia

DEHPP apresenta balanço de 2025 e destaca menor número de homicídios dos últimos 29 anos no Espírito Santo

Whatsapp20image202026 01 1520at2010.26.13.jpeg

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), apresentou o balanço das ações desenvolvidas ao longo do ano de 2025, destacando um marco histórico na segurança pública capixaba: o menor número de homicídios registrados nos últimos 29 anos no Estado.

Em 2025, foram contabilizados 796 homicídios dolosos, o menor número desde 1996, quando teve início a série histórica. É a primeira vez, em quase três décadas, que o Espírito Santo encerra um ano com menos de 800 homicídios. Em comparação com 2024, até então o melhor resultado da série, com 854 casos, houve uma redução de 6,8%, o que representa 58 vidas poupadas.

Os dados apresentados também evidenciam que, além da redução geral dos homicídios, dez municípios capixabas não registraram nenhuma ocorrência desse tipo em 2025. Destaque para Dores do Rio Preto, que alcançou a marca de 1.324 dias sem registros, seguido por Iconha, com 1.109 dias, e Vila Pavão, com 784 dias sem ocorrências.

A Região Sul alcançou o melhor desempenho de sua história, com redução de 33,3% nos homicídios em relação ao ano anterior. A Região Serrana apresentou queda de 25,4%, enquanto a Região Noroeste registrou redução de 12,6%.

Resultados expressivos também foram observados na redução da violência contra a mulher. Em 2025, foram registrados 75 homicídios de mulheres, o menor número da série histórica desde 1996. Especificamente nos casos de feminicídio, houve redução de 15,4% em relação a 2024, passando de 39 para 33 ocorrências, o menor índice desde 2017.

Ações do DEHPP no enfrentamento à criminalidade

Ao longo do ano, o DEHPP desenvolveu ações estratégicas de enfrentamento à criminalidade, com trabalho técnico e operacional que resultou na prisão de centenas de autores de homicídios, além da repressão e do desmantelamento de organizações criminosas que tentam atuar no Estado.

Na Região Metropolitana, historicamente mais impactada pela violência letal, 2025 apresentou o melhor resultado da série histórica, com 395 homicídios, frente a 403 registros em 2024.

No total, foram deflagradas 903 operações policiais, cumpridos 287 mandados de busca e apreensão e 714 mandados de prisão, entre temporários e preventivos, culminando na prisão de 581 pessoas e na apreensão de 29 adolescentes em conflito com a lei, em decorrência de flagrantes ou ordens judiciais. As ações também resultaram na apreensão de 81 armas de fogo, retiradas de circulação.

De acordo com o chefe do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), delegado Fabrício Dutra, os números refletem a consolidação de um modelo de atuação baseado em inteligência, planejamento e resposta rápida às práticas criminosas.

“Os resultados alcançados em 2025 são fruto de um trabalho técnico e contínuo, com investigações qualificadas, ações integradas e presença constante das equipes do DEHPP nos territórios mais sensíveis. A redução histórica dos homicídios demonstra a efetividade da atuação da Polícia Civil no enfrentamento aos crimes contra a vida”, destacou o delegado.

Principais prisões realizadas ao longo do ano

No dia 17 de março, no bairro Jaburuna, em Vila Velha, a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha realizou uma operação para o cumprimento de mandado de prisão contra o autor do homicídio que vitimou o professor de jiu-jitsu Stanley Baldan Stein. O crime foi registrado no dia 28 de agosto de 2025.
No mês de junho, outra prisão de destaque foi realizada, com a captura, no Estado de Minas Gerais, de um dos autores do homicídio que vitimou o empresário Wallace Borges Lovato, no bairro Praia da Costa, em Vila Velha.

No dia 08 de agosto, uma operação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Viana resultou na prisão em flagrante de um homem de 26 anos, apontado como autor do homicídio ocorrido em um frigorífico no bairro Morada de Vila Bethânia, em Viana. A vítima, Jones Conceição dos Santos, de 33 anos, foi atacada de forma violenta e inesperada.

A Operação Terra Santa, deflagrada no dia 06 de novembro em parceria com a Polícia Penal do Espírito Santo (PPES), a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e a Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV), mobilizou cerca de 100 agentes. A ação teve como principal objetivo a repressão às quadrilhas de narcotraficantes que atuavam na região da Grande Santa Rita, área que se encontrava conflagrada em razão da disputa por pontos de venda de entorpecentes. Após a deflagração da operação, foi observada redução significativa nas ocorrências de disparos de arma de fogo e nos registros de homicídios na região.

Para o delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Arruda, os resultados alcançados refletem uma política pública estruturada e integrada, com investimentos contínuos e fortalecimento das instituições.

“O balanço apresentado demonstra o comprometimento dos nossos policiais, o trabalho integrado com as forças de segurança e os elevados investimentos do Governo do Estado em tecnologia e ferramentas para o combate à criminalidade. Encerramos o ano de 2025 com a menor taxa de homicídios dos últimos 29 anos e vamos continuar trabalhando de forma firme no enfrentamento ao crime”, afirmou Arruda.


Fonte: Polícia Civil – ES


Receba notícias do Espírito Santo no canal do Telegram de ES Informações

32px telegram logo.svgENTRAR NO CANAL

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Delegacia de Rio Novo do Sul prende suspeito de integrar organização criminosa  

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de...

DHPP de Cariacica prende suspeito após confronto no bairro Flexal II

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada...

PCES – Polícia Civil  prende duas pessoas por posse ilegal de arma de fogo na zona rural de Linhares

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Regional de Linhares e da Delegacia Especializada de...

Polícia Civil prende jovem e apreende drogas durante operação integrada em Itapemirim

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da 9ª Delegacia...