Home Polícia “Careca do INSS” é preso após ameaçar testemunha, comprar casa nos EUA e preparar rota de fuga, aponta PF
Polícia

“Careca do INSS” é preso após ameaçar testemunha, comprar casa nos EUA e preparar rota de fuga, aponta PF

O relatório aponta que Antunes teria ameaçado de morte uma testemunha em São Paulo, além de admitir que precisava levantar recursos rapidamente, dispensando funcionários e planejando se mudar para os EUA.

4e304ac7 ed6f 4aa5 b6bb afdd83b85d02

A Polícia Federal prendeu na sexta-feira (12) o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o “Careca do INSS”, suspeito de ser um dos principais articuladores de um esquema de desvio bilionário de aposentadorias.

A prisão foi autorizada pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), e mantida neste sábado (13) após audiência de custódia.

Inss 59115443
Foto: Reprodução Internet

De acordo com relatório entregue ao STF, Antunes estaria ameaçando testemunhas, escondendo patrimônio e preparando uma rota de fuga para os Estados Unidos, onde teria adquirido uma casa. A PF identificou que ele planejava deixar o país “em data próxima” à deflagração da Operação Sem Desconto, deflagrada em abril, o que foi interpretado como risco concreto de evasão.

ESQUEMA E FRAUDES NO INSS

A investigação revelou que sindicatos e associações realizaram, entre 2019 e 2024, descontos irregulares em aposentadorias e pensões, usando autorizações fraudadas. Milhares de beneficiários tiveram parte de seus vencimentos desviados sem consentimento. O prejuízo estimado pode ultrapassar R$ 6 bilhões. O escândalo resultou na demissão de Carlos Lupi do Ministério da Previdência e no afastamento do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

SINAIS DE OCULTAÇÃO DE PATRIMÔNIO 

Segundo a PF, Antunes teria recebido informações privilegiadas sobre a primeira fase da operação. Às vésperas das buscas, três veículos de luxo — uma Ferrari F8 Spider e duas Mercedes-Benz — foram levados para o estacionamento de um shopping em Brasília, numa tentativa de evitar a apreensão.

Além disso, o empresário deixou o país cinco dias antes da deflagração da operação e retornou apenas três dias depois das buscas realizadas em seus endereços.

AMEAÇAS E INTIMIDAÇÃO 

O relatório aponta que Antunes teria ameaçado de morte uma testemunha em São Paulo, além de admitir que precisava levantar recursos rapidamente, dispensando funcionários e planejando se mudar para os EUA. A PF também apura suspeitas de lavagem de dinheiro por meio de carros de luxo, vendidos abaixo do valor de mercado. Os investigadores destacam ainda que Antunes possui forte influência política, o que lhe permitiria agir para embaraçar as apurações.

DEFESA

A defesa do empresário afirmou que só irá se manifestar nos autos do processo.


Receba notícias do Espírito Santo no canal do Telegram de ES Informações

32px telegram logo.svgENTRAR NO CANAL

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Suspeito de matar DJ é preso em Guarapari mais de um ano após o crime

A Polícia Civil do Espírito Santo prendeu, nesta quarta-feira (3), em Guarapari,...

Foragido há sete anos é preso na Rodoviária de Vitória após ser identificado por reconhecimento facial

Um homem de 52 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável...

6º Batalhão realiza apreensão de grande quantidade de entorpecentes na Serra

Na última quarta-feira (03), as equipes do 6º Batalhão localizaram e apreenderam...

Foragido por roubo em Marataízes é preso na Bahia após comentar que “polícia tem que morrer” nas redes sociais

A Polícia Civil do Espírito Santo prendeu, na quinta-feira (4), Lucas Rangel...