O comando-geral da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) realizou, na tarde desta segunda-feira (02), uma reunião institucional com representantes da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública e também com representantes de Conselhos Municipais, com o objetivo de fortalecer o diálogo com a comunidade e aprimorar as políticas de segurança em todo o Estado.
O encontro contou com a presença do comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, da chefe do Estado-Maior Geral da PMES, Luciana Lopes Carrijo Ferrari, além de representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consegs) e da Federação. A iniciativa buscou compreender, de forma mais aprofundada, as necessidades da população, reconhecendo os conselhos como importantes instrumentos de escuta social e termômetro da realidade local.
Durante a reunião, foi destacada a importância de replicar boas práticas nos municípios, fortalecendo a atuação dos conselhos comunitários. O coronel RR Miranda, representante da Federação, ressaltou que estudos, pesquisas e o mapeamento das demandas locais são fundamentais para o fortalecimento dos Consegs. Segundo ele, projetos estão em andamento com foco na revitalização dos conselhos, na captação de recursos e na ampliação da integração entre comunidade e Polícia Militar, por meio de ações que estimulem a participação social e contribuam para a melhoria da ordem pública.
Ainda conforme o coronel Miranda, estão sendo realizadas visitas técnicas para diagnóstico da realidade local, com a finalidade de apresentar propostas concretas e incentivar a reativação de conselhos inativos. Ele destacou, como ponto positivo, a participação ativa da PMES nesse processo e o reconhecimento, de norte a sul do Estado, do trabalho desenvolvido pelo comando-geral da Corporação. Também foi anunciada a realização de uma reunião, no próximo dia 24, voltada à construção da capacitação dos Consegs.
Na pauta do encontro, foram debatidos temas como a necessidade de criação de um Núcleo de Mediação de Conflitos, o fortalecimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), entre outros assuntos.
O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, destacou a relevância do canal permanente de diálogo com os conselhos comunitários. “A participação da comunidade é fundamental para a solução de problemas que envolvem não apenas a sociedade, mas também a própria Polícia Militar. Esse diálogo contribui para a melhoria da imagem institucional, fortalece nossos programas sociais e nos torna uma referência de interlocução”, afirmou.
O coronel Caus também ressaltou a mobilização de oficiais da PMES para estimular a participação comunitária, bem como a necessidade de adequar o planejamento estratégico da Corporação às realidades locais, respeitando os limites institucionais. Municípios como Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo e o bairro Jardim Camburi, em Vitória, foram citados como exemplos de localidades com conselhos atuantes.
Participaram da reunião Ludmilla Martinelli, presidente dos Consegs de Venda Nova do Imigrante e Conceição do Castelo; Alcilene Rodrigues, representante do Conseg de Conceição do Castelo; Keisiane Franco, da Comissão Especial do Terceiro Setor da OAB; e o coronel RR Jailson Miranda, representante da Federação de Conselhos Comunitários de Segurança Pública.
Fonte: Polícia Militar – ES













Deixe um comentário