O Hospital Santa Rita, referência no tratamento de câncer no Espírito Santo, enfrenta um surto de contaminação entre seus funcionários do setor oncológico. Os primeiros casos foram registrados a partir do dia 19 de outubro, com sintomas semelhantes aos de pneumonia, segundo a coordenadora de controle de infecção hospitalar, Carolina Salume. Para conter o surto, a direção do hospital adotou medidas imediatas: isolamento dos colaboradores infectados, higienização completa das instalações e transferência dos pacientes imunodeprimidos para outra ala. Até o momento, nenhum paciente oncológico internado foi infectado.
Situação Atual
Até a tarde de sábado (25 de outubro), 26 funcionários foram confirmados com a contaminação, sendo que:
19 precisaram de internação hospitalar
8 permanecem internados, com 3 em UTI
Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (Sesa) investiga 10 novos casos suspeitos envolvendo pacientes e acompanhantes. Dentre estes, 2 estão em UTI e 8 em enfermarias.
Medidas de Prevenção e Segurança
O Hospital Santa Rita reforçou que todas as medidas de controle de infecção estão sendo rigorosamente aplicadas e que a segurança dos pacientes oncológicos é prioridade. A coordenação também solicitou que qualquer pessoa com sintomas semelhantes procure atendimento médico imediatamente.
Acompanhe a Evolução
O surto no hospital evidencia a importância de protocolos de higiene hospitalar e monitoramento constante em unidades de saúde, principalmente aquelas que atendem pacientes imunodeprimidos.













Deixe um comentário